O K-Viz é um produto educacional e tecnológico direcionado a um perfil de aluno, iniciante em design gráfico, que ainda não possui um conhecimento formal das regras, técnicas e conceitos em design, tendo como consequência o desenvolvimento de peças gráficas de característica visual poluída ou sem um planejamento ou organização dos elementos. Para solucionar esta questão seria importante a inserção, no lócus da pesquisa, a aprendizagem dos conceitos ligados à planejamento visual para potencializar os conhecimentos já existentes da ferramenta e adequá-los a este público-alvo através da inserção de jogos digitais como ponto inicial da situação de aprendizagem e que possa gerar uma aprendizagem significava ou, em outras palavras, que possa desenvolver algumas competências relativas à diagramação em design gráfico. A pesquisa foi realizada na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especificamente com os alunos do curso de Design. Para esta pesquisa, especificamente, foi desenvolvido um produto que pode ser classificado como o núcleo principal do jogo, que será a base para aplicações futuras de um jogo digital. Os experimentos iniciais foram feitos através de protótipos manuais para aplicação em sala de aula com o
objetivo de desenvolver as competências em planejamento visual gráfico. O núcleo principal, criado a parar dos experimentos iniciais, pode evoluir para o desenvolvimento de um jogo digital mais complexo envolvendo o ensino de regras básicas de programação visual, dessa forma, expandindo o seu foco para além da UNEB.