Defesa de Mestrado

No dia 01 de outubro de 2020, ocorreu a defesa de mestrado de Samira Souza Feitosa, aluna do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação GESTEC.

O trabalho orientado pela Profa. Dra. Josemeire Machado Dias, intitulado como PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES DO K-LAB NA EDUCAÇÃO BÁSICA, teve como banca avaliadora as professoras: Dra. Tânia Maria Hetkowski da UNEB e a Dra. Suzeli Mauro da UNIJORGE.

A mestranda foi considerada aprovada e a sua pesquisa indicada para publicação pela banca examinadora.

Informações:

Resumo da Pesquisa:

A seguir o Resumo da pesquisa:

Partindo do princípio que a escola precisa garantir aos seus alunos a aquisição de novos conhecimentos, valores, atitudes, competências e habilidades que permitam que os mesmos possam se inserir neste mundo que está em permanente processo de transformação, esta pesquisa propõe-se analisar de que forma as produções do K-Lab/GEOTEC podem ser redimensionadas para práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. Sendo assim, esta investigação tem como objetivo geral analisar como as produções do K-Lab – GEOTEC/UNEB podem contribuir na construção de práticas pedagógicas inovadoras no Ensino da Matemática com alunos da Educação Básica da Rede Pública. Para embasar este trabalho elencamos as seguintes categorias teóricas: Práticas Pedagógicas (FRANCO, 2016; HETKOWSKI, 2004; LIRA, 2016); Educação Matemática (D’AMBROSIO, 2011, 2012; SILVA, 2003); e, Tecnologia (HETKOWSKI, 2004, 2010; KENSKI, 2012). Os pressupostos metodológicos estão pautados na abordagem qualitativa de natureza aplicada uma vez que seu objetivo central é produzir conhecimentos para aplicação prática. Esta pesquisa está dividida em seis seções. Na primeira seção fazemos um breve levantamento acerca da constituição do Grupo de Pesquisa GEOTEC. Na segunda seção definimos os pressupostos epistemológicos que embasam esta pesquisa. Na terceira seção definimos os pressupostos metodológicos, ou seja, o caminho que foi percorrido para fazer esta pesquisa. Na quarta seção apresentamos o processo de construção e aplicação de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Na quinta seção ressignificamos as produções do K-Lab escolhidas para o Ensino de Matemática. Por último, na sexta seção, trazemos as considerações finais. Embora o K-Lab tenha 22 pesquisas concluídas, foram selecionadas 5 para análise, as quais podem contribuir na mobilização de práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. O que se pretende com este trabalho é comprovar que podemos, não apenas ressignificar os trabalhos produzidos no K-Lab, mas também redimensionar diferentes práticas no ensino de matemática.

Palavras-Chave: Grupo de Pesquisa, Práticas Pedagógicas, Educação Matemática, Tecnologia, Educação Básica.

You may also like...

Comments are closed.