Defesa de Mestrado

No dia 15 de outubro de 2021, às 8h, por meio da Plataforma TEAMS, ocorreu a defesa pública do mestrando Renato Marcelo Reis com a pesquisa intitulada: “PONTO ZERO DA FOTOGRAFIA: Estratégias de Ensino para a Fotografia nas Disciplinas de Artes” apresentada ao Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A pesquisa foi aprovada pela banca e em breve teremos a publicação do produto da pesquisa.

A Banca examinadora será composta por:

Dra. Josemeire Machado Dias – Orientadora
Doutora em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Dr. André Luiz Souza da Silva – Avaliador interno
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea da FACOM_UFBA
Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Dra. Juciara Maria Nogueira Barbosa – Avaliadora externa
Doutura em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Recôncavo – UFRB

Dra. Silvia Letícia Costa Pereira Correia
Doutora em Educação e Contemporaneidade – UNEB
SMS – Secretaria Municipal de Educação de Salvador

RESUMO DA PESQUISA

REIS, Renato Marcelo. Ponto zero da fotografia: Estratégias de Ensino para a Fotografia nas Disciplinas de Artes. 112 f. il. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Gestec, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.

Em um mundo mediado pela imagem, pensar a fotografia como uma estratégia para o ensino das artes poderia ser entendida como uma eficiente maneira de reconduzir estudantes a suas realidades, mas nem sempre essa ferramenta tem sido usada com tanta eficiência. A maneira como o sistema tecnológico dominou a humanidade, através de aparelhos, acabou por condicionar os homens e seu modo de intepretação da vida distanciando de suas realidades. Deste modo, a arte não só deve ser entendida como um percurso de retorno a seus mundos de origem, como ser a cura das consequências causada por esse distanciamento, a arte cura. Essa investigação entendeu que a fotografia é subutilizada por professores nas Disciplinas de Artes a partir da realização da Pesquisa Colaborativa de metodologia fenomenológica, tendo como sujeitos professoras da disciplina de artes, da cidade de Boquira (BA). O resultado foi obtido a partir das contribuições das professoras que durante longas entrevistas revelaram suas metodologias e desta maneira foi coletado subsídios para  construções de outras possibilidades de uso da fotografia, possibilitando a elaboração do Caderno de atividades, com estratégias para o uso e potencialidade da fotografia na perspectiva do Olhar, visando desta maneira, possibilitar a professores a possibilidade de desenvolver novas estratégias de trabalho nas disciplinas de Artes para além do uso da fotografia como mera ferramenta mediadora entre as linguagens envolvidas, e assim, estimular o pensamento dos alunos, de modo a renovar ou expandir sua relação enquanto sujeito de seu cotidiano. Ao concluir esta pesquisa observamos o quanto a fotografia é subutilizada na sala de aula; como a disciplina ainda negligencia sua relação com as artes, por vezes desconhecendo sua verdadeira função: que é de transformação do sujeito, não obstante do proposto pela própria BNCC ao reconhecer que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”.

Palavras-chaves: Ensino de Artes; Estratégias de Ensino, Fotografia.

DATA: 15/10/2021
HORÁRIO: 8H
ONDE: TEAMS – LINK SOLICITADO

ACESSO À DEFESA: Entrar em contato com lucie@uneb.br para receber o link da plataforma Teams


You may also like...

Comments are closed.