Qualificação de Mestrado

Sessão Pública de Qualificação da Dissertação, do Mestrando RENATO MARCELO REIS, intitulada: “O PONTO ZERO DA FOTOGRAFIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A FOTOGRAFIA NA DISCIPLINA DE ARTES NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”, ocorreu sexta-feira, 11 de dezembro de 2020 e teve o conceito de “APROVADA” pelos membros da banca examinadora.

A BANCA AVALIADORA FOI COMPOSTA POR:

Professor(a) Dr(a) JOSEMEIRE MACHADO DIAS, Orientador(a) e Presidente da Banca Examinadora,

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBa. Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Redes de Computadores. Especialista em Marketing. Licenciada em Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas. Bacharel em Ciências da Computação. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Campus I – Salvador, dos cursos de graduação em Design e do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC, na área de Concentração II, Processos Tecnológicos e Redes Sociais. Membro do corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal da Bahia – EDUFBA. Coordenadora do Grupo de pesquisas LUCIE – Lab. de Usabilidade, Cultura, Interfaces e Educação, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra, colegiado de Design – UNEB e GESTEC.

Prof.(º) Dr.(º) ANDRE LUIZ SOUZA DA SILVA, UNEB membro interno

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Estado de São Paulo – USP (2018). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006). Especialista em Metodologia de Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2003). Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UNEB (2001). Professor Titular do curso de Desenho Industrial/Design da UNEB. Professor permanente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação – GESTEC/UNEB (2012). Coordenador do NDE – Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Design/Desenho Industrial da UNEB (2015-2017). Coordenador do Curso de Design da UNEB (2017-2018). Coordenador do Laboratório de História em Quadrinhos, Ilustrações e Animações da UNEB (2009). Co-Coordenador do K-Lab/Kimera da UNEB (2016-2017). Líder do grupo de pesquisa Pop Cult – UNEB (2018). Pesquisador na área de Comunicação e Cultura, com ênfase nos aspectos narrativos das histórias em quadrinhos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: Games, Histórias em Quadrinhos, Narrativas Visuais (Fotografia e Quadrinhos), Narrativas Transmidiáticas, Texto/Imagem, Sintaxe Visual, Mangá, Tipicidade do Herói e Mito.

Juciara Maria Nogueira Barbosa

Pós doutorado – Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda. Sócia efetiva do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2005), Especialização em Metodologia do Ensino pela FCLPAA (1999) e graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Católica do Salvador (1984). É repórter fotográfica. Tem 12 anos de prática profissional no mercado publicitário, tendo sido, nesse período, proprietária da agência Voga Marketing & Propaganda à frente da qual elaborou diversas campanhas publicitárias, criação de marcas, jingles, slogans, fotografias publicitárias e trabalhou ainda com atendimento, planejamento, design para variados produtos e pesquisas eleitorais e de mercado, além de idealizar e realizar diversos eventos. Tem experiência em pesquisa, análise e avaliação de projetos em Artes Visuais. Realizou exposições fotográficas individuais e uma coletiva. É líder do grupo de pesquisas ARCCO (Arte, Cultura e Comunicação).

You may also like...

Comments are closed.