Defesa de Mestrado

TAPUYA: o desenvolvimento colaborativo de um jogo digital para aprendizagem de língua inglesa.

JOEDSON ALVES OLIVEIRA
Orientadora: Prof.ª Drª. Josemeire Machado Dias

Banca avaliadora

Prof. Dr. André Luiz Souza da Silva (Betonnasi) (UNEB)
(Membro interno da Banca Examinadora)


Prof.ª Dr.ª Juliane Regina Trevisol (UNEB)
(Membro interno da Banca Examinadora)


Prof. Dr. William de Souza Santos (IFPB)
(Membro externo da Banca Examinadora)

RESUMO DA PESQUISA

Considerando tecnologia enquanto prática humana de criação, adaptação ou utilização de instrumentos, métodos, processos e técnicas para resolução de problemas e compreendendo os jogos digitais como fenômeno cultural, apoiando-se nos estudos realizados por pesquisadores que defendem a potencialidade educativa dos Jogos Digitais, a presente pesquisa discute acerca da utilização dos Jogos Digitais no processo de aprendizado da Língua Inglesa.  Dada a importância da necessidade constante de se buscar novas práticas pedagógicas, levando em consideração as tecnologias digitais presentes no dia a dia da sociedade e corroborando com a concepção da construção coletiva dessas práticas, com uma ação protagonista dos sujeitos da pesquisa, este trabalho compreendeu como objetivo geral o desenvolvimento de um Jogo Digital para o aprendizado de Língua Inglesa. Fazendo uso da metodologia Pesquisa-Aplicação PLOMP, NIEVEEN, NONATO e MATTA (2018), primeiramente baseou-se nos dados colhidos de entrevistas, questionários e reuniões que levantaram os anseios e dificuldades dos estudantes acerca do aprendizado de Língua Inglesa para a elaboração do projeto do jogo Tapuya e, posteriormente, através de ciclos de análise e validação, o jogo foi modelado. Todo o processo se deu com a participação colaborativa e ativa dos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, sujeitos da pesquisa.

A pesquisa demonstrou a relevância da participação do púbico-alvo na elaboração de um Jogo Digital para fins educativos, indicando quais elementos foram essenciais para um resultado satisfatório. Apresenta, ainda, avaliações de aprendizagem com a utilização do jogo, apesar de que avaliar o jogo não seja um dos objetivos deste trabalho.

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