
ANDERSON MARQUES DA SILVA FIGUEIRA
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM REDES DE COMPUTADORES: DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL INTERATIVO COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO IF BAIANO – CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) – Campus I, como pré-requisito para a obtenção do título de Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação.
Área de Concentração 2: Processos Tecnológicos e Redes Sociais.
Orientadora: Profa. Dra. Josemeire Machado Dias.
RESUMO
A presente pesquisa tratou de encontrar Abordagens Pedagógicas para o Ensino de Redes de Computadores com os educandos do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IF Baiano de Governador Mangabeira. Devido a fatores como a falta de laboratórios adequados e conteúdos demasiadamente teóricos da disciplina e de difícil assimilação pelos educandos, surgiu esse questionamento. Para alcançar a resposta, o objetivo geral proposto para esta pesquisa é Elaborar Abordagens Pedagógicas para o Ensino de Redes de Computadores, visando potencializar o processo de aprendizagem dos educandos de forma autônoma. Os objetivos específicos definidos foram: apresentar práticas de ensino de Redes de Computadores por meio de AVA, integrando aspectos pedagógicos, tecnológicos e de design instrucional; implementar estratégias de aprendizagem baseadas em metodologias ativas e Objetos de Aprendizagem, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos de Redes de Computadores em diferentes contextos; desenvolver um AVA interativo e dinâmico para o ensino de Redes de Computadores. Os principais autores que fundamentaram essa pesquisa foram Alves (2023); Bacich e Moran (2017); Braga e Menezes (2015); Dewey (1978); Dias (2015); Dougiamas e Taylor (2009); Hassan (2002); Leffa (2006); Leite (2017); Lévy (1999); Matsumoto (2015); Menegotto (2015); Rauen (2003); Martins (2015); Santos (2017); Sbrogio (2016); Silva (2020); Wyley (2000). Com base nesse embasamento teórico, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa Participante como estratégia metodológica, devido ao envolvimento dos sujeitos (professor e alunos) no desenvolvimento do AVA, dos Objetos de Aprendizagem e da Abordagem Pedagógica da disciplina. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários: um aplicado antes da implementação do AVA e dos Objetos de Aprendizagem, e outro após o uso do AVA pelos sujeitos. Os resultados mostraram que a integração entre o AVA e os Objetos de Aprendizagem propiciou um aprendizado ativo e autônomo para os educandos da disciplina Redes de Computadores, minimizando as adversidades encontradas, como a falta de infraestrutura de laboratórios adequados para a disciplina e os conteúdos de difícil compreensão.
Palavras-Chave: AVA, ensino de redes de computadores, metodologias ativas, objetos de aprendizagem.