Defesa realizada: Nadison

Dia 23 de julho de 2021, às 9h, na Plataforma TEAMS, tivemos a defesa de Mestrado de Nadison Oliveira. Com o trabalho intitulado: “ENSINO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE PERIPERI”, o mestrando contou na sua banca examinadora com as professoras Dra. Josemeire Machado Dias, que é orientadora, Dra. Tânia Maria Hetkowski e Dra Silvia Letícia Correia, que é coorientadora.

Resumo da Pesquisa:

O presente trabalho buscou apresentar uma proposta de implantação de um Laboratório Aplicado de Matemática (LAM) na Escola Municipal de Periperi, com vistas à melhoria do ensino da disciplina para os alunos do Ensino Fundamental II, através de práticas que permitam a aprendizagem de conceitos básicos da matéria, utilizando materiais de fácil manipulação, analógicos e digitais. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão de pesquisa: como apresentar para os alunos, conteúdos de forma a melhorar os processos de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental II? Para tanto buscamos implantar na escola, um local para experimentos dos conteúdos abordados em sala de aula, para o conhecimento e aplicação prática; propor material lúdico, delinear ações interdisciplinares, para tornar o ensino mais dinâmico e possibilitar a aprendizagem; e introduzir em sala de aula novas metodologias do ensino da Matemática através da aproximação com a realidade dos alunos. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, sem no entanto, desconsiderar dados quantitativos, que foram tratados cuidadosamente e analisados numa perspectiva que está para além de uma natureza valorativa. Utilizamos questionários elaborados no google forms e enviados pelo WhatsApp, para docentes e discentes da Escola lócus do estudo, tendo em vista a situação que a pandemia nos impõe, a exemplo de um redimensionamento dos encaminhamentos da pesquisa. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal de Periperi, localizada no bairro de mesmo nome, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Interlocutores principais como D’Ambrosio (1986, 1996, 2001), Bicudo (1999, 2008), Bicudo e Garnica (2001), Marconi e Lakatos (2002), Tripp (2005), Oliveira e Kikuchi (2018), Lorenzato (2009) e Aragão Filho (2014), entre outros, são referências que, indispensavelmente, sustentam o fundamento teórico deste estudo. Os dados produzidos com o estudo evidenciam o interesse da comunidade escolar na implantação do Laboratório Aplicado de Matemática. Pedagogicamente, esperamos a melhora dos processos metodológicos da nossa escola e que isto se reflita nos índices das avaliações externas e também na aprendizagem da disciplina de matemática. No âmbito acadêmico, a pesquisa feita para, com e na educação básica, contando com a participação e colaboração dos demais atores do processo educativo, revela que podemos e devemos estar voltados para as escolas públicas, fomentando os potenciais ali existentes.
Palavras-chave: Ensino e Educação Matemática. Educação Básica. Laboratório Aplicado de Matemática.

LINK PARA ACESSO À DEFESA:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a525b361aaa5642139adbb1c2ecde81fd%40thread.tacv2/1624390472963?context=%7b%22Tid%22%3a%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22%2c%22Oid%22%3a%225fc3316b-d37f-4da6-89e0-1772e9737760%22%7d

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